Entervia – Tecnologia d Informação

Tendências de TI para 2021: Você sabe quais são elas?

O ano de 2021 se aproxima e cada vez mais aumenta o interesse das empresas por tecnologia. De acordo com Brian Burke, vice-presidente de pesquisa do Gartner, “a necessidade de resiliência operacional em todas as funções corporativas nunca foi tão grande”.
Para superar os impactos de um ano atípico e conseguir impulsionar o crescimento, as empresas precisam adequar suas operações e infraestrutura de TI com base nas novas necessidades. E de que forma devem fazer isso? Apostando nas principais tendências de tecnologia.

Tendências de TI: qual será o foco em 2021?
Segundo uma pesquisa realizada pelo Gartner, as tendências de TI para 2021 terão como foco a centricidade nas pessoas, independência de localização e entrega resiliente.
Embora o distanciamento social tenha influenciado o convívio entre as pessoas, elas ainda estão no centro dos negócios. Por isso, as empresas terão que se modernizar e fazer uso de processos digitalizados para funcionarem no ambiente atual.
Isso porque a pandemia fez com que mais indivíduos migrassem para o home office, alterando o local onde exercem suas funções. Assim sendo, é preciso haver uma mudança de tecnologia para as empresas conseguirem dar assistência a esse modelo de negócio.
Do mesmo modo, o distanciamento social despertou a necessidade das organizações estarem preparadas para superar obstáculos e se manterem firmes diante das adversidades. A tecnologia desempenhará um papel cada vez mais importante nesse processo, contribuindo para tornar as empresas mais hábeis na entrega de produtos e serviços.

Principais tendências de TI para 2021
Agora que você já sabe que o foco estará direcionado à centralidade nas pessoas, independência de localização e entrega resiliente, que tal conferir quais são essas tendências de TI para 2021, segundo o Gartner?

IoB
IoB (Internet of Behavior), também conhecida como Internet do Comportamento, é uma tendência que combina tecnologias como o reconhecimento facial, rastreamento da localização e Big Data para avaliar o comportamento dos indivíduos.
O objetivo por trás da coleta e o uso de dados é influenciar a forma com que os colaboradores se comportam no trabalho, como também melhorar a interação das empresas com as pessoas.
Na área de TI, essa tendência poderá ser útil para monitorar o comportamento dos colaboradores que utilizam computadores, tablets e smartphones. A partir dos dados coletados, o gerente pode pensar em estratégias para otimizar o trabalho ou reduzir o tempo ocioso.

Computação que aprimora a privacidade
A computação que aprimora a privacidade, também conhecida como Privacy-enhancing Computation, tem como objetivo proteger os dados em uso enquanto mantém o sigilo ou a privacidade das informações.
A tendência é que, nos próximos 5 anos, as empresas optem cada vez mais por tecnologias que forneçam um ambiente digital confiável no qual os dados são processados e analisados de maneira descentralizada. Não só isso, que fazem a criptografia de dados e algoritmos antes do processamento.

Engenharia da Inteligência Artificial
De acordo com o Gartner, muitos projetos de IA enfrentam problemas de manutenção, escalabilidade e governança. Por isso, a Engenharia da Inteligência Artificial, conhecida também como AI Engineering, será uma tendência para as empresas gerenciarem melhor o ciclo de vida dos seus projetos.
A finalidade com a AI Engineering é facilitar o desempenho, a escalabilidade, a interpretabilidade e a confiabilidade dos projetos ao mesmo tempo que estabelece um valor acertado sobre os investimentos.

Segurança da informação
À medida que a Lei Geral de Proteção de Dados amadurece, mais do que nunca as empresas precisam investir em serviços de segurança da informação. Roubo de senhas, extravio de dados e ataques cibernéticos são comuns nos dias de hoje e a prevenção é a melhor forma de combater esses riscos.
Assim sendo, a tendência é que cada vez mais empresas invistam em ferramentas online que proporcionam segurança extra, indiferente de onde o usuário estiver.

5G
A tecnologia 5G é a evolução da rede de internet móvel. Promete fornecer conectividade para todos os dispositivos, maior velocidade para download e garantia de conexões mais estáveis. Sua principal proposta é fazer com que tudo seja conectado, desde um automóvel até câmeras de segurança.
Como os dispositivos 5G terão maior largura de banda, a área de TI poderá fazer uso dessa tecnologia para realizar operações em qualquer lugar e hora (Anywhere Operations). Isso significa que poderão oferecer suporte aos clientes, capacitar colaboradores e até gerenciar a implantação de serviços de negócios de forma remota.
Vale lembrar que, devido ao home office, muitas empresas até já estão aderindo aos serviços de suporte remoto.

Serviços de suporte remoto: o que é e como pode ajudar?
O suporte remoto é uma modalidade de serviço que permite que um outro usuário acesse, de qualquer lugar, o computador da sua empresa. Mediante a sua autorização, é claro!
Assim que você permite o acesso, essa pessoa consegue abrir sistemas, visualizar documentos e até editar conteúdos como se tivesse sentada na frente da máquina. Isso significa que o profissional do suporte pode acompanhar rotinas de trabalho, solucionar problemas e inclusive oferecer assistência para a sua infraestrutura de TI.

Entre os principais benefícios desse tipo de serviço destacamos:

  • Possibilidade de acesso seguro de qualquer lugar;
  • Interação em tempo real;
  • Agilidade no tempo de resposta;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos com suporte presencial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *